Plano de sensibilização para os cidadãos usarem mais transportes alternativos ou passear a pé diariamente

Projeto Nº - 2

Plano de sensibilização para os cidadãos usarem mais transportes alternativos ou passear a pé diariamente

Área de Intervenção: Area urbana de Castelo Branco
Proponente: Pedro Manuel Machado da Silva Faria
Nº de votos 1

Apresentação:

A qualidade ambiental de Castelo Branco é desde ja muito boa, acima da média nacional e deveria ser uma referência nacional/internacional.
Mas podemos fazer muito mais, Nós devemos ser muito mais!
O objectivo é estarmos proximos das sociedades mais desenvolvidas atraindo assim pessoas para o interior pelo melhores motivos.
Neste caso, a saúde (o nosso bem mais precioso), o bem-estar social, redução de CO2 e a poupança económica diária são os pontos de destaque nesta proposta.

Proposta:

Criar um plano de ação.
Ação de sensibilização para todos os albicastrenses alternarem o veiculo privado com outros transportes colectivos ou bicicleta ou mesmo andar mais a pé.
Na grande maioria das sociedades mais desenvolvidas e democratas, os meios de locomoção são essencialmente a pé e bicicleta. Haruka Nishimatsu, CEO da Japan Airlines, vai a pé e autocarro para o seu trabalho, a área de influência de toda a zona urbana da Freguesia de Castelo Branco é curta, são 30 minutos para atravessar de uma ponta a outra. 30 minutos a pé de manhã e à tarde é saudável. As crianças não precisam de ser levadas de carro até 2 metros do portão da escola, com todos os pais nos carros em fila “indiana”, quando temos uma cidade segura como é a nossa.

Podemos fazer melhor?
Parece tão simples, pois temos uma cidade que cresce bem em termos de arborização e bem-estar, poderia envolver-se mais nas praticas ambientais como nos resíduos e poluição, mas podemos começar por aqui, por esta proposta, vamos começar a ser uma sociedade mais saudável e ver crianças na rua a andar de bicicleta para escola, pais a passearem para o trabalho e pessoas com menos stress na vida quotidiana.
Podemos assim proporcionar uma diferença de destaque e sermos uma referência a todas as outras cidades portuguesas e europeias pela iniciativa de redução de despesa do CO2 e do bem-estar e saude dos cidadãos albicastrenses.

Voltar

O Orçamento Participativo em Números

Munícipes
Votantes
31196
Projetos a
Votação
6
Votos
Registados
76