"Ganhe Saúde"

Projeto Nº - 3

"Ganhe Saúde"

Área de Intervenção: Saúde
Proponente: Ana Rita Gonçalves Diniz
Nº de votos 0

Ganhe Saúde “Ganhe saúde” é um projecto que visa implementar medidas e acções, através de uma campanha educacional baseada em palestras com recurso a meios de produção avançados (edição, realização, motion graphics, distribuição e divulgação em todas as plataformas de “social media”); contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Esta melhoria refelecte-se de um modo directo na saúde de cada um, tendo também impacto no campo económico.

O porquê deste projecto?

A população procura no profissional de saúde a resposta para muitos dos seus problemas, quer na área da saúde quer em outras questões ou dúvidas. Vivendo numa região, onde a população está isolada quer pelas limitações físicas, económicas, ou porque a a maior parte dos idosos têm os filhos e familiares emigrados, urge tomar medidas que melhorem a qualidade de vida destas pessoas que vivem no interior do nosso país. A população precisa de um maior e melhor acompanhamento e este projecto irá neste sentido. Sei que é um projecto ambicioso mas penso que a sua utilidade e necessidade o justificam. Vivendo no interior do País sei como se torna cada vez mais difícil ter acesso a cuidados médicos. Não podemos comparar o acesso à saúde no interior do país com o acesso à saude em outras regiões daí, vejo neste projecto utilidade pública e benefício para as populações residentes na região envolvida. A informação torna-se útil quando acrescenta ganhos, quando há benefício. Neste sentido este projecto ir-se-à traduzir na melhoria da qualidade de vida e num maior acompanhamento da saúde da população.

O projecto “Ganhe Saúde” engloba:

1) Realização de Palestras Através de palestras, pretende-se debater temas que se traduzam em ganhos em saúde, que esclareçam as dúvidas da população. Quando for pertinente poderá ser necessário convidar especialistas e outros profissionais de saúde que tragam mais conhecimento e informação, e assim esclarecer as dúvidas mais pertinentes. Serão feitas dez palestras, que terão a duração de duas horas, em que os temas irão ser os seguintes: - Protecção Solar: a sua importância e como é que a população se pode proteger. - A água e a sua importância na saúde - A importância da Vacinação - A importância de um peso saudável - Hipertensão Arterial, como controlar e quando é que nos devemos preocupar. - Diabetes, que cuidados devemos ter. - Dor e medicamentos associados - Educação para a toma correcta da medicação - Colesterol e os seus factores de risco - A importância da hidratação da pele

2) Realização de folhetos informativo Cada sessão de esclarecimento contempla a elaboração de um folheto informativo, que será distribuído gratuitamente e em que alguns exemplares ficarão disponíveis gratuitamente num local público e de fácil acesso à população ( exemplo: Junta de freguesia, Centro de dia, Centro de Saúde, Câmara Municipal). No total serão elaborados 10 folhetos informativos.

3) Realização de Vídeos Educativos Por cada sessão de esclarecimento será realizado um vídeo educativo, com duração de cinco minutos, onde serão apresentados os pontos mais marcantes de cada sessão de esclarecimento, e os assuntos mais debatidos pela população. No total serão realizados 10 vídeos educativos.

4) Realização de Vox –Pop para saber quais as opiniões e dúvidas que que gostariam de ver esclarecidas. Este ponto é de extrema importância, pois permite uma maior aproximação á população, conduzindo assim a um maior esclarecimento de dúvidas e traduzindo-se em “ Ganhar Saúde”.

Voltar

O Orçamento Participativo em Números

Munícipes
Votantes
31196
Projetos a
Votação
6
Votos
Registados
76