Lentisc@is em Rede

Projeto Nº - 1

Lentisc@is em Rede

Área de Intervenção: Promoção do Acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação em Lentiscais
Proponente: Cátia Fernandes
Nº de votos 1012

O projeto de intervenção procura contribuir para a qualidade de vida e bem-estar da população de Lentiscais fomentando o relacionamento interpessoal dos moradores desta localidade.

A proposta irá ser desenvolvida no Centro de Dia de Lentiscais – Castelo Branco que é uma Instituição Particular de Solidariedade Social vocacionada para dar apoio a idosos e/ou pessoas com incapacidade temporária ou permanente.

Trata-se de uma instituição recentemente inaugurada, de fácil acesso e com boas condições, por essa razão é o local ideal para promover a adesão dos nossos clientes e da população de Lentiscais às tecnologias de informação e comunicação através da implementação de computadores que possibilitem a comunicação com os respetivos familiares ou conhecidos (que habitam noutras cidades nacionais ou no estrangeiro) e ao mesmo tempo proporcionar momentos de bem-estar, lazer e convívio. Inicialmente para facilitar a aquisição de competências seriam realizadas semanalmente sessões de introdução e apoio às Tecnologias de Informação e Comunicação.

O projeto também passa por desenvolver sessões mensais de Cinema na Comunidade, que durante o Verão serão ao ar livre e durante o Inverno no interior das instalações do Centro de Dia.

Por outro lado, verifica-se a existência de pessoas em Lentiscais que vivem em situação de isolamento social e para minimizar as consequências desta situação o projeto propõe propomos a distribuição de equipamentos telefónicos adaptados às limitações das pessoas idosas. Este serviço de Teleassistência permite disponibilizar uma resposta adequada e urgente aos idosos, em caso de situações de risco, durante 24 horas por dia, todos os dias do ano. Seriam destinatárias, as pessoas residentes em Lentiscais com 65 ou mais anos de idade, ou com incapacidade igual ou superior a 60%. Com este serviço, os idosos de Lentiscais estariam permanentemente contactáveis, o que oferece maior segurança quer aos idosos quer aos respetivos familiares ou cuidadores.

Voltar

O Orçamento Participativo em Números

Munícipes
Votantes
31106
Projetos a
Votação
6
Votos
Registados
2624