Cuidar com mais Qualidade na Freguesia

Projeto Nº - 5

Cuidar com mais Qualidade na Freguesia

Área de Intervenção: Área de Intervenção do Projeto Idosos Albicastrenses
Proponente: Davide Nunes Jacinto
Nº de votos 1013

O projeto consiste em melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos idosos albicastrenses através da aquisição de alguns equipamentos essenciais. Estes equipamentos estarão disponíveis e serão instalados na casa do idoso após uma avaliação ao domicílio.

A avaliação será baseada nos seguintes critérios: grau de dependência, capacidade económica e condições de habitabilidade.

A natureza/ideia do projeto surgiu após se constatar que existem muitos utentes do Centro Social Ribeiro das Perdizes que não possuem condições de habitabilidade adaptadas às suas reais necessidades e limitações, nem equipamentos que lhes possam auxiliar quanto à prestação de cuidados pessoais, mais adequados e cómodos (exemplo disto é o facto de muitos idosos possuírem banheiras em vez de polibans).

O Centro Social Ribeiro das Perdizes está ciente que os idosos albicastrenses merecem mais e melhor, e o investimento em determinados equipamentos é um passo essencial para garantir a sua comodidade, qualidade de vida e bem-estar.

O Centro Social Ribeiro das Perdizes pretende disponibilizar estes equipamentos, não só para melhorar a qualidade dos seus utentes (também, idosos albicastrenses) como também melhorar a qualidade de vida dos idosos que se encontram na comunidade.

Benefícios

Melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas e famílias; Contribuir para a permanência dos idosos no seu meio natural de vida Prestar os cuidados e serviços adequados às suas necessidades Promover a dignidade da pessoa idosa Promover um ambiente de segurança física Garantir ao idoso o bem-estar físico, mental, emocional, social, moral, promovendo a sua qualidade de vida Equipamentos Pretendidos.

Equipamentos 

5 Cadeiras de rodas - 5 GRUAS BIRDIE (Ideal para mobilização de pessoas com mobilidade reduzida) - 5 Lençois de transferência (torna as transferências na cama ou entre duas camas mais fáceis, reduzindo a fricção entre o acamado e a superfície subjacente) – 5 Tábuas (permite um bom escoamento da água, e tem a superfície ligeiramente rugosa para evitar que o idoso escorregue) - 5 Ventosas (Este modelo fixa com sistema de ventosas o que lhe permite aplicações muito versáteis em diferentes locais e em diferentes casas de banho.) - 5 cadeiras de rodas próprias para banhos (É extremamente leve, fácil de colocar sobre a sanita e para além disso dispõe de bacio. Têm quatro rodas, as traseiras com travão incorporado) - 4 bancos para polibans (Se não tem dificuldade em entrar, nem em sair do poliban mas sente-se fraco, tendo dificuldade em estar muito tempo em pé, pode recorrer a um banco de duche) - 5 Bancos de banho em plástico ( superfície anti-deslizante) - 6 Pedaleiras (Ideal para pessoas com pernas e pés inchados.)- 6 Lava Cabeças (Indicado sempre que o banho é realizado na cama.) - 4 Canadianas (Estrutura em alumínio de alta resistência e baixo peso) - 5 Andarilhos (É muito leve, podendo ser levada para todo o lado).

Voltar

O Orçamento Participativo em Números

Munícipes
Votantes
31106
Projetos a
Votação
6
Votos
Registados
2624