Ateliês com História - Revitalização de Zonas Históricas

Projeto Nº - 4

Ateliês com História - Revitalização de Zonas Históricas

Área de Intervenção: Área de Intervenção do Projeto: Juventude / Idosos, Cultura/História e Património
Proponente: José Aleixo Trindade Ferreira
Nº de votos 21

O projeto visa a revitalização de antigas profissões, como o malheiro, o ferreiro, o queijeiro, o guerreiro e de espaços históricos da freguesia, através da montagem de ateliês dirigidos a jovens e à população em geral, em especial os mais idosos.

Pretende-se promover a ocupação dos tempos livres de crianças/ jovens/adolescentes e idosos, através da realização de ateliês lúdico-artísticos, sempre à volta da história e da preservação do património natural e cultural. Serão espaços de aprendizagem (teórico-prática) onde poderão (re) descobrir antigas profissões, pretendendo ser também um espaço de encontro com a história e entre gerações.

Os ateliês serão montados em zonas históricas da cidade/freguesia ou em alternativa em escolas/jardins-de-infância e centros de dia/lares, para que sempre que possível serem incentivado intercâmbios inter-geracionais. Pretende-se envolver associações da freguesia ligadas ao património histórico-cultural e os guias culturais que recentemente foram formados na cidade. Pensamos, deste modo, contribuir para a valorização da freguesia de Castelo Branco, preservação e divulgação de valores ancestrais e ao mesmo tempo contribuir para a ocupação dos tempos livres da população e educação das jovens gerações.

O projeto poderá ainda, contribuir para um maior conhecimento da freguesia de Castelo Branco e da sua história. O orçamento será utilizado para aquisição/montagem de materiais, pagamento e formação a monitores, transportes e alimentação e divulgação do projeto.

As profissões indicadas poderão ser alteradas.

Voltar

O Orçamento Participativo em Números

Munícipes
Votantes
31106
Projetos a
Votação
6
Votos
Registados
2624